Compartilhe

7 hábitos para transformar sua vida financeira

7 hábitos para transformar sua vida financeira

Muitas pessoas não possuem hábitos financeiros saudáveis, o que acaba causando muito estresse, frustração e dificuldade para concretizar sonhos.

Só para você ter uma noção, uma pesquisa do Sebrae revelou que 50% das micro e pequenas empresas no Brasil fecham as portas por inadimplência, falta de lucro e capital. E o mais surpreendente: antes de completar 5 anos!

Isso entrega a importância de fazer uma boa gestão financeira para viver com mais equilíbrio e tranquilidade, não é?

Para te ajudar, separamos alguns hábitos que vão transformar a sua vida financeira para sempre. Acompanhe a leitura!

A importância de ter bons hábitos financeiros

Imagine uma empresa que não sabe o valor faturado todo o mês, nem quanto gasta. Essa falta de entendimento é um empecilho grave para quem quer planejar o futuro, precificar serviços adequadamente ou definir quanto é necessário economizar para determinados investimentos.

Daí a importância de ter uma vida financeira organizada, gastar com consciência e ter pleno controle sobre as finanças. 

Mas para além do mundo empresarial, as finanças pessoais também são muito importantes. É fundamental ter uma relação saudável com o próprio dinheiro, não misturar finanças pessoais com as empresariais, gastar menos e evitar endividamentos.

Nesse sentido, o controle financeiro contribui para uma melhor organização do orçamento. Você pode, por exemplo, traçar metas financeiras (comprar um carro) e planejar quais ações precisa colocar em prática para torná-las possíveis. 

Entre algumas vantagens de organizar as finanças, temos:

  • uma vida mais tranquila e estabilizada;
  • maior chance de realizar sonhos;
  • mais clareza para decidir quais gastos cortar;
  • decisões mais assertivas e investimentos no caminho certo;
  • potencialização do crescimento;

No próximo tópico, você confere alguns hábitos que vão transformar a sua vida financeira.

7 hábitos para transformar sua vida financeira

Ter uma vida financeira estabilizada requer organização e planejamento. Se esse é o seu objetivo, comece adotando os seguintes hábitos:

1- Acompanhe e registre todos os seus gastos

Parece uma prática simples, mas monitorar as finanças é a regra de ouro para controlar os gastos, definir como reduzi-los e ter um levantamento real do que você está gastando. 

Por isso, procure registrar todos os gastos, mês a mês. E não se esqueça de ficar de olho na fatura do cartão de crédito para evitar sustos no fim do mês.

2- Trace metas financeiras

Se você quer conquistar uma vida financeira tranquila, é indispensável estabelecer metas financeiras. As metas ajudam a direcionar suas ações e constatar se os planos estão dando certo ou não. 

Caso você queira reformar um ambiente, por exemplo, ao saber disso será mais fácil definir aspectos como quanto guardar por mês e quais despesas podem ser cortadas para que esse investimento seja possível.

3- Fuja de parcelamentos

Parcelar compras tem lá suas vantagens, mas para manter uma vida financeira saudável é necessário evitar parcelamentos, já que a chance de descontrole é gigantesca.

A dica é deixar o parcelamento para itens mais caros, como imóveis, e preferir pagar à vista as demais compras, como papeis e impressoras. O pagamento à vista ainda garante o benefício de negociar descontos.

Dessa maneira, será mais difícil contrair dívidas e você ainda foge dos juros abusivos do parcelamento.

4- Crie uma reserva para emergências

Imagine que o país entrou em crise e a empresa começa a ter o faturamento comprometido. A saída para manter as atividades poderia ser um empréstimo com juros astronômicos ou… Resgatar o dinheiro que você guardou para casos de emergência!

Está vendo a diferença? Fazer uma reserva financeira para casos de emergência é muito importante para evitar apertos em momentos de grande dificuldade ou quando ocorre algum imprevisto. Adote esse hábito financeiro e terá muito mais segurança no dia a dia.

5-Evite gastos desnecessários

Comprar por impulsividade é um dos erros financeiros mais comuns entre as pessoas, que nem mesmo chegam a avaliar seus gastos ou se a compra é viável diante da situação financeira atual.

Para evitar problemas, a dica é verificar o dinheiro disponível e as contas que ainda precisam ser pagas para que não faltem recursos posteriormente.

6- Invista em educação financeira

Segundo um estudo divulgado pela S&P Global FinLit Survey, apenas 28% dos brasileiros possuem conhecimentos mais aprofundados sobre economia e educação financeira. 

Esse percentual, tão baixo para um país da amplitude do Brasil, explica a grande dificuldade da população com as finanças.

Para driblar essa realidade, você pode fazer cursos, participar de palestras, ler livros, conteúdos online e acompanhar especialistas no mercado. 

Dessa forma, será possível organizar sua vida financeira e evitar dores de cabeça.

7- Solicite conselhos de especialistas em finanças

É comum surgir muitas dúvidas sobre finanças, por isso procure pedir conselhos para especialistas quando tiver insegurança sobre algum assunto.

Ouvir a opinião de quem entende vai garantir que você tome decisões muito mais assertivas e não tenha que lidar com problemas financeiros graves depois.

Embora pareça uma tarefa difícil, organizar as finanças e adotar hábitos financeiros mais conscientes pode transformar o seu padrão de vida radicalmente. 

Ao fazer um controle financeiro, será possível equilibrar as finanças e garantir a quantia de dinheiro necessária para quitar dívidas e concretizar seus sonhos, independente da remuneração recebida todo mês. Então mãos à obra!

Gostou do artigo? Então compartilhe para impactar outros empreendedores!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A contabilidade digital
ideal para seu negócio

Fale com o consultor é grátis